quarta-feira, 10 de abril de 2013

Livro Meus heróis não viraram estátua

A editora Ática lançou o livro Meus heróis não viraram estátua do cineasta Luiz Bolognesi e do historiador Pedro Puntoni. Um dos aspectos tratados na estória é a percepção da importância do conhecimento histórico. O site Esporte Cultura apresenta uma ótima resenha da edição. Assista também à entrevista dos autores concedida ao programa Metrópolis da TV Cultura.
Confira!

Editora Ática lança o livros Meus heróis não viraram estátua

Chega às livrarias de todo o país a obra Meus heróis não viraram estátua, da Editora Ática. O livro, escrito por Luiz Bolognesi e Pedro Puntoni, trata da maneira como a memória e a História brasileiras são preservadas e contadas. O volume vem acompanhado do documentário Lutas.doc, já exibido na TV Brasil, que aborda diferentes aspectos da História nacional e discute a atuação dos cidadãos brasileiros em diferentes períodos. 

Meus heróis não viraram estátua provoca uma reflexão sobre conceitos engessados da História do Brasil, levantando questões como: “Quem escolhe os heróis que escrevem nossa História?”; “Para que servem os monumentos erguidos em espaços públicos?”; “Qual o sentido de homenagear alguém com um busto ou uma estátua?”.

O conteúdo do livro leva também à reflexão sobre a importância de personagens da História que não fazem parte da memória coletiva dos brasileiros e não são reconhecidos oficialmente. O principal intuito dos autores com a obra é incentivar a leitura e o pensamento crítico entre os jovens e suscitar a percepção da importância do conhecimento histórico para a compreensão do presente e transformação do futuro.

A produção desse trabalho multimídia foi inspirada na animação de Luiz Bolognesi Uma história de amor e fúria, escrita em 2006 e que deve chegar aos cinemas no início de 2013. Em seu primeiro longa-metragem como diretor, o cineasta revê a maneira de contar cinematograficamente o passado do Brasil, atravessando episódios marcantes da História do país, e trazendo para as telas os heróis dos nossos movimentos históricos humanizados.

Sobre os autores

Luiz Bolognesi é roteirista e cineasta. Formou-se em Jornalismo pela PUC-SP. Foi redator do jornalFolha de S.Paulo e da TV Globo. Escreveu importantes roteiros, como o do documentário Cine Mambembe, o cinema descobre o Brasil (1999), que codirigiu com a cineasta Laís Bodanzky. Escreveu ainda o script dos longas da mesma diretora Bicho de sete cabeças (2001) e Chega de saudade (2007), além de O mundo em duas voltas (2008), de Werner Schurmann, e outros documentários para os canais National Geographic e TV Escola. Em 2006, escreveu o roteiro do filme de animação Uma história de amor e fúria, seu primeiro longa como diretor, com lançamento previsto para janeiro de 2013.

Pedro Puntoni é historiador com mestrado e doutorado em História Social e livre-docência em História do Brasil Colonial pela Universidade de São Paulo. Fez também pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente, é diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e coordenador do Projeto Brasiliana USP. Desenvolve pesquisas na área da ciência da informação, com especial interesse em bibliotecas digitais, e na área de humanidades digitais.

Ficha técnica
Título: Meus heróis não viraram estátua
Vem acompanhado do DVD Lutas.doc
Autor: Luiz Bolognesi e Pedro Puntoni
Formato: 18 X 23 cm
Páginas: 64 páginas       
Projeto Gráfico: Elisa Von Randow
Faixa Etária: A partir de 14 anos / 9º ano em diante

Fonte: Dalton Jendiroba, site Esporte Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário