sexta-feira, 22 de março de 2013

Novelas e História

A novela Lado a Lado abordou temas atuais como preconceito e racismo. No entanto, o contexto histórico apresentado foi a formação da República, no final do século XIX e início do XX. Temas como a reforma urbana do centro da capital (na época, Rio de Janeiro), a derrubada dos cortiços e a revolta da chibata, foram pano de fundo para a obra.
A matéria do site Educar para Crescer conta como esses trabalhos podem ajudar no aprendizado de história.

Confira!

História do Brasil contada na tela

Para quem diz que teledramaturgia serve apenas para entreter, fique ligado em obras que podem ser suporte para os livros e o aprendizado dentro da sala de aula.



Foto: Maurício Domingues
Foto: novela
Cena da novela Escrava Isaura, exibida em 1976 pela Rede Globo

Aventuras, lutas, revelações, injustiças e muito romance. Esses são os elementos fundamentais para criar uma boa história. E, pensando nisso, muitos autores se utilizam da história do Brasil como matéria-prima de suas obras. Italianos apaixonados, escrava branca, índia que casa com português foram alguns personagens que marcaram presença nas minisséries e telenovelas, que há mais de 40 anos narram todos os passos de nosso país. Historiador e professor da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, Paulo Debom acredita na importância de se utilizar um produto de massa, como as novelas, como ferramenta de ensino. "É uma oportunidade para o público conhecer sua história. Mas é fundamental que essas produções sejam acompanhadas pelo trabalho de historiadores, para deixar o resultado ainda melhor", avalia Paulo. Mas ele não tem com o que se preocupar. As obras de época da TV têm a assessoria de pesquisadores e historiadores. Para relembrar essas produções, destacamos aquelas que são nota 10 em história.

(Bruno Dias, revista Educar para Crescer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário