sexta-feira, 26 de abril de 2013

Leif Eriksson

Outro dia, o História de Professor sugeriu a leitura de um texto sobre o povo viking. Hoje, a dica é para a biografia de Leif Eriksson, viking considerado o primeiro europeu a chegar à América do Norte. A Britannica Escola Online apresenta esse personagem.
Aproveite!


Leif Eriksson

Foi provavelmente o primeiro europeu a chegar à América do Norte. Ele era um viking. Os vikings eram um povo guerreiro do norte da Europa que empreendeu longas viagens por mar durante a Idade Média.
Leif nasceu na ilha da Islândia, antes do ano 1000 da era cristã. Ele cresceu nas imediações da Groenlândia, onde seu pai, Eric, o Vermelho, tinha fundado uma colônia.
Há duas versões diferentes para a viagem de Leif à América do Norte. Uma delas diz que ele se perdeu durante uma missão para levar a religião cristã à Groenlândia. Ele teria aportado em uma praia desconhecida, que chamou de Vinland (Terra das Vinhas), por ter visto vinhedos na região onde hoje fica a província canadense da Nova Escócia.
Já a segunda versão diz que um outro viking tinha visto aquela praia primeiro e contado a Leif sobre ela. Por volta de 1000 a.C., Leif foi até lá com um grupo de exploradores. Aportaram na praia que ele chamou de Vinland e em outros lugares. Um desses lugares ganhou o nome de Helluland, provavelmente onde hoje está a província canadense do Labrador. Outro ponto recebeu o nome de Markland, na região da atual província da Terra Nova, também no Canadá. Muitos estudiosos acreditam que esta segunda versão esteja mais perto da verdade.
Leif retornou à Groenlândia depois de sua famosa viagem, mas outros vikings foram para lá mais tarde e chegaram a começar uma colônia na América do Norte. Cientistas encontraram indícios de um povoado viking na ilha da Terra Nova. Esses povoados, porém, não duraram muito. Desapareceram bem antes que o grupo seguinte de europeus chegasse ao continente, no fim do século XV, liderados por Cristóvão Colombo.

Fonte: Leif Eriksson. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2013. Web,2013. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article-481719>. Acesso em: 26 de abril de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário