quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vikings

Certamente você já ouviu alguma coisa a respeito dos Vikings. Que eram grandes guerreiros, que eram eficientes navegadores, que usavam capacetes com chifres etc. Pois bem, algumas dessas informações estão de acordo com as pesquisas históricas. Outras, porém, associam-se à construção mítica desse povo.
A Britannica Escola Online apresenta um texto esclarecedor desse tema.
Leia e comente!

Vikings

Os vikings (também se pode escrever “viquingues”) eram um povo guerreiro nórdico, ou escandinavo, do norte da Europa. Navegaram pelos mares desde o final do século VIII até o século XI. Atacaram muitos países e roubaram muitos tesouros. Seus vizinhos do norte da Europa lhes deram o nome de vikings, que significa “piratas”.

A vida dos vikings

A terra natal dos vikings era a região que hoje se chama Escandinávia e abrange a Dinamarca, a Noruega e a Suécia. Os vikings também se estabeleceram pacificamente na Islândia, na Groenlândia e em outras ilhas do Atlântico Norte. Em terra eles eram agricultores. Pertenciam a clãs, ou grandes famílias, e eram governados por chefes.
Os vikings eram bons marinheiros. Viajavam num tipo de navio chamado drakkar, ou navio-dragão, que se deslocava pelos mares graças à atividade dos remadores e às velas. Por volta do ano 1000, um viking chamado Leif Eriksson chegou até a América do Norte. Teria sido, portanto, o primeiro europeu a chegar à América, antes de Colombo.
Além de bons marinheiros, os vikings eram guerreiros ferozes. Os deuses que eles cultuavam eram também guerreiros. Seu principal deus chamava-se Odin e governava um céu de guerreiros chamado Valhala.
Os vikings enterravam seus chefes com os suprimentos que acreditavam ser necessários para eles entrarem no Valhala — ferramentas, armas e até barcos. Cientistas modernos ficaram sabendo muita coisa sobre a vida desse povo examinando seus túmulos.
Textos chamados sagas fornecem outras informações sobre esses nórdicos. As sagas são histórias dos vikings escritas pelos islandeses entre os séculos XII e XIII.

Conquistas

Os vikings atacaram pela primeira vez a Inglaterra no final do século VIII. Em 865, um grupo de vikings vindo da Dinamarca conquistou vários reinos ingleses. Os ingleses os expulsaram em 954, mas eles logo voltaram. O rei dinamarquês Canuto I governou a Inglaterra de 1016 a 1035, como parte do seu império viking. A Inglaterra finalmente se livrou do domínio dinamarquês em 1042.
Contudo, em 1066 os normandos — descendentes dos vikings que tinham se fixado na França — conquistaram a Inglaterra. A palavra “normando” significa “homem do norte”.
Os vikings atacaram a Irlanda pela primeira vez em 795. Começaram ali vários reinos. Ameaçaram toda a Irlanda até 1014, quando os irlandeses os derrotaram na batalha de Clontarf.
Alguns vikings vagaram para o leste. Atacaram e saquearam as costas do mar Báltico. Depois de invadir a Rússia, penetraram bastante no continente e se misturaram à população nativa. O nome “Rússia” vem de uma palavra viking.
Depois do século XI, os vikings já não eram mais um grupo de guerreiros independentes. Alguns deles se misturaram à população das terras que conquistaram. Outros se fixaram na sua terra natal. As terras natais também se tornaram mais estáveis. No final, cada uma delas se tornou um país unido, único, e não coleções de reinos guerreiros.

Fonte: Viking. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2013. Web,
2013. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article-482805>. Acesso em:
24 de abril de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário