quarta-feira, 27 de março de 2013

Império Bizantino


Texto sobre o Império Bizantino retirado do site da Britannica Escola Online.
Bons estudos!

Império Romano dominou grande parte da Europa e do norte da África por séculos. Em 395 d.C., esse império perdeu força e dividiu-se em duas partes. A parte ocidental não durou muito: foi conquistada pelos invasores bárbaros em 476. Mas a parte oriental, que ficou conhecida como Império Bizantino, se manteve até 1453. Seu nome deriva da antiga cidade de Bizâncio (atual Istambul), que era a capital do Império Bizantino, então chamada de Constantinopla.
Cultura
No apogeu (auge), o Império Bizantino se estendia do Oriente Médio ao sul da Espanha. Era uma vasta área que abrangia as regiões da Europa meridional e do norte da África situadas em torno do mar Mediterrâneo. O povo desse grande império desenvolveu uma cultura original. Os bizantinos usavam pequenos pedaços de pedra para criar painéis coloridos chamados mosaicos e construíam edifícios com grandes cúpulas. Eles adotaram a língua grega em lugar do latim e criaram um novo ramo do cristianismo. Em 1054, a Igreja Bizantina separou-se da Igreja Católica Romana e passou a ser conhecida como Igreja Ortodoxa.
Período de Justiniano
Muitos imperadores governaram o Império Bizantino. Um dos mais importantes foi Justiniano I, que reinou entre 527 e 565. Ele mandou construir a majestosa Igreja de Santa Sofia, além de ter implantado o famoso conjunto de leis que ficou conhecido como Código de Justiniano.
Desafios e declínio
Desde a fundação, o Império Bizantino resistiu a muitas invasões. Nos primeiros tempos, povos europeus ameaçaram as fronteiras do império. Os bizantinos também enfrentaram os persas, vindos da Ásia, e os muçulmanos da Arábia. Mais tarde, durante as Cruzadas, cristãos da Europa ocidental atacaram Constantinopla.
Nos últimos séculos de existência, o Império Bizantino perdeu muitos territórios. No século XIV, os turcos muçulmanos tomaram terras em torno de Constantinopla. Em 1453, eles conquistaram a cidade, decretando o fim do Império Bizantino. Com o nome de Istambul, a cidade se tornou capital do Império Otomano.

Império Bizantino. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2013. Web,
2013. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article-480872>. Acesso em:
27 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário